Publicidade
Mundo

Putin vai reconhecer independência de regiões separatistas da Ucrânia

Presidente russo informou decisão aos líderes francês, Macron, e alemão, Scholz

Imagem da noticia Putin vai reconhecer independência de regiões separatistas da Ucrânia
Vladimir Putin
• Atualizado em
Publicidade

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, irá reconhecer a independência de regiões separatistas da Ucrânia. O anúncio foi feito nesta 2ª feira (21.fev). A decisao também foi direcionada aos presidentes da França, Emmanuel Macron, e o chanceler alemão, Olaf Sholz. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Após receber a notificação russa, o premiê alemão condenou as declarações de Putin. Macron, por sua vez, convocou uma reunião de emergência para discutir o tema.

A decisão em reconhecer regiões separatistas vem em meio ao aumento do conflito entre o país e a Ucrânia. Duas regiões ucranianas, Donetsk e Luhansk, localizadas ao leste do país e em fronteira com a Rússia, reivindicam soberania. Os locais também contam com rebeldes que apoiam a Rússia.

Na última semana, as regiões e a Ucrânia trocaram acusações sobre a autoria de ataques, após uma escola infaltil ter sido bombardeada. Líderes separatistas de Donetsk, inclusive, decidiram enviar parte da população para a Rússia. Também fizeram pedido para que a comunidade internacional condene os ataques do exército ucraniano.

No  mesmo período, o Parlamento russo aprovou um pedido para que Putin reconhecesse as duas regiões como autodeclaradas repúblicas Populares de Donetsk e Luhansk. 

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade