Publicidade
Mundo

Peru inicia primeiro julgamento contra ex-presidente no caso da Lava Jato

Humala é acusado de lavagem de dinheiro por receber contribuições ilegais para a campanha eleitoral

Imagem da noticia Peru inicia primeiro julgamento contra ex-presidente no caso da Lava Jato
ex-presidente peruano Ollanta Humala
• Atualizado em
Publicidade

A justiça do Peru inicia nesta 2 feira (21.fev), o primeiro julgamento oral contra um ex-presidente, o peruano Ollanta Humala, e sua esposa, Nadine Heredia no caso da Lava Jato. O casal é julgado por suposto financiamento irregular das campanhas eleitorais de 2011 e 2006 por parte da construtora brasileira Odebrecht e do governo venezuelano de Hugo Chávez.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

No Peru, a Odebrecht admitiu ter subornado altos cargos entre 2005 e 2014 para ganhar importantes contratos de obras públicas e também supostamente financiou irregularmente as campanhas de antigos candidatos.

Humala, de 59 anos, presidiu o país entre 2011 e 2016 foi acusado pelo Ministério Público de lavagem de dinheiro ao receber contribuições ilegais de US$ 3 milhões para a campanha que o tornou presidente. Ele é o primeiro de quatro presidentes que vai a julgamento por corrupção envolvendo a construtora brasileira.

A abertura do julgamento marcada para esta 2 feira (21.fev), pelo Terceiro Tribunal Penal Colegiado Nacional, presidido pelo juiz Nayko Coronado e também composto pelos magistrados Raúl Caballero e Max Vengoa. O evento pode ocorrer de forma virtual devido as medidas de combate ao novo coronavírus. 

A acusação foi apresentada em 2019 pelo promotor Germán que lidera uma investigação aberta em 2015. Ele pediu 20 anos de prisão para Humala e 26 anos de prisão para Heredia pela não declaração de doações milionárias com as quais financiaram as duas primeiras campanhas eleitorais do ex-presidente.
 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade