Satélite chinês de "limpeza espacial" é flagrado no espaço
Evento raro foi registrado pela ExoAnalytic Solutions que rastreia o posicionamento de satélites utilizando uma ampla rede global de telescópios ópticos
SBT News
Um satélite chinês é registrado transportando satélite desativado para local com menos probabilidade de colisão com veículos espaciais. Evento raro foi registrado pela empresa americana privada, ExoAnalytic Solutions, que rastreia o posicionamento de satélites utilizando uma ampla rede global de telescópios ópticos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O caso aconteceu em 22 de janeiro quando o satélite chinês SJ-21 saiu de seu local habitual e se dirigiu até o satélite desativado Compass-G2. Depois de alguns dias, o SJ-21 se acoplou ao G2 e modificou sua órbita.
As imagens de vídeo da ExoAnalytics mostram quando o satélite-rebocador começou a tomar rumo oeste e, em 26 de janeiro, os dois objetos se separaram e o G2 foi abandonado. "Esta semana foi bastante movimentada no GEO. Para quem ainda não viu, fique à vontade para conferir nosso vídeo que mostra o encaixe, manobra surpreendentemente grande e desencaixe do SJ-21 e COMPASS-G2. #SSA #SDA", escreveu a empresa.
This week was quite eventful in GEO. For those that haven?t already seen it, feel free to check out our video that shows the docking, surprisingly large maneuver, and undocking of SJ-21 and COMPASS-G2. #SSA #SDA https://t.co/O9aMl6ETkd
? ExoAnalytic Solutions (@exoanalytic) January 29, 2022
Autoridades chinesas ainda não confirmaram a ocorrência do aparente "reboque espacial".
Outros países também lançaram iniciativas ou desenvolvem tecnologias para recolher lixo espacial. Em março de 2021, o Japão lançou a missão ELSA-d, projetada para testar a captura de detritos e tecnologias de remoção. A Agência Espacial Europeia (ESA) planeja lançar sua própria missão em 2025.