Publicidade
Mundo

Satélite chinês de "limpeza espacial" é flagrado no espaço

Evento raro foi registrado pela ExoAnalytic Solutions que rastreia o posicionamento de satélites utilizando uma ampla rede global de telescópios ópticos

Imagem da noticia Satélite chinês de "limpeza espacial" é flagrado no espaço
satélite chinês
• Atualizado em
Publicidade

Um satélite chinês é registrado transportando satélite desativado para local com menos probabilidade de colisão com veículos espaciais. Evento raro foi registrado pela empresa americana privada, ExoAnalytic Solutions, que rastreia o posicionamento de satélites utilizando uma ampla rede global de telescópios ópticos.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O caso aconteceu em 22 de janeiro quando o satélite chinês SJ-21 saiu de seu local habitual e se dirigiu até o satélite desativado Compass-G2. Depois de alguns dias, o SJ-21 se acoplou ao G2 e modificou sua órbita.

As imagens de vídeo da ExoAnalytics mostram quando o satélite-rebocador começou a tomar rumo oeste e, em 26 de janeiro, os dois objetos se separaram e o G2 foi abandonado.  "Esta semana foi bastante movimentada no GEO. Para quem ainda não viu, fique à vontade para conferir nosso vídeo que mostra o encaixe, manobra surpreendentemente grande e desencaixe do SJ-21 e COMPASS-G2. #SSA #SDA", escreveu a empresa. 

Autoridades chinesas ainda não confirmaram a ocorrência do aparente "reboque espacial".

Outros países também lançaram iniciativas ou desenvolvem tecnologias para recolher lixo espacial. Em março de 2021, o Japão lançou a missão ELSA-d, projetada para testar a captura de detritos e tecnologias de remoção.  A Agência Espacial Europeia (ESA) planeja lançar sua própria missão em 2025.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade