Governo russo confirma retorno parcial de tropas militares da Ucrânia
Veículos e armamentos deverão ser recolhidos e enviados por trens
SBT News
O Ministério da Defesa da Rússia confirmou, nesta 4ª feira (16.fev), o retorno de algumas das tropas militares que estavam posicionadas na fronteira com a Ucrânia. Os soldados estão deixando o local através da península da Crimeia e deverão ser encaminhados às suas bases permanentes.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em nota, a pasta também informou que os equipamentos de combate e veículos serão recolhidos e enviados por trens militares às unidades do exército. Também houve a movimentação de alguns dos tanques de guerra instalados na região, que deverão retornar às bases pertencentes.
Na tarde de ontem (15.fev), o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou a retirada parcial das tropas militares após dezenas de pedidos de organizações internacionais e líderes de Estado. Ele também afirmou que não tem intenções de iniciar uma guerra e que está confiante nas negociações entre as nações.
+ Bolsonaro deve se encontrar com presidente da Rússia nesta 4ª feira
Apesar da declaração, Putin não se comprometeu em ordenar uma retirada total das tropas. De acordo com ele, os próximos movimentos da Rússia no conflito dependerão de como a situação evoluir diante das discussões com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Leia também
+ OTAN expressa otimismo sobre Ucrânia após retirada parcial de tropas russas
+ Putin e chanceler da Alemanha se encontram em Moscou
+ Chefe da ONU alerta para guerra desastrosa na Ucrânia e apela por solução