Total de deslocados internos em Mianmar duplica em um ano
Número de chega a quase um milhão; as regiões de Kayin e Kayah são as mais prejudicadas
SBT News
O total de deslocados internos em Mianmar duplicou em apenas um ano, ultrapassando mais de 800 pessoas que precisaram deixar suas casas devido à insegurança no país asiático.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o porta-voz da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), Matthew Saltmarsh, as condições de segurança estão piorando rapidamente. Como consequência, "não existem sinais de que os conflitos vão diminuir, a previsão é de que o número de deslocados internos continue subindo nas próximas semanas e meses".
Desde 2021, quando os militares tomaram o poder, 440 mil indivíduos deixaram suas casas, sendo que o país já tinha, há um ano, 370 mil deslocados internos. Estados do sudeste de Mianmar abrigam mais da metade dos novos deslocados internos, sendo que Kayin e Kayah são as regiões mais afetadas pelos grupos armados.
Bloqueio terrestre
A agência da ONU afirma que o acesso humanitário ao país continua restrito pela insegurança, estradas bloqueadas e desafios para se obter aprovação de licenças. Com a ajuda de parceiros, em 2021, foi possível entregar ajuda emergencial a 170 mil pessoas em Mianmar, afirma o órgão.