Em viagem, Macron busca soluções na crise entre Ucrânia e Rússia
Além disso, o presidente da França se encontrou com os autoridades russas, alemãs e polonesas
O presidente da França, Emmanuel Macron, foi o primeiro líder a se encontrar com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, desde o início da instalação de tropas do país russo próximo à Ucrânia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Oposto aos líderes dos Estados Unidos e Reino Unido, ele minimizou as chances da invasão por parte da Rússia e disse acreditar que medidas possam ser tomadas para diminuir os conflitos. Na última 3ª feira (08.fev), Macron viajou de Moscou a Kiev em busca de soluções para o atual cenário entre Ucrânia e Rússia.
Mesmo sem avanços para anunciar, ele acredita que suas conversas ajudaram a impedir que a crise tivesse avanço. De acordo com Macron, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, afirmaram estar comprometidos com o acordo de paz estabelecido em 2014.
Países ocidentais liderados pelos EUA se preocupam com uma invasão da Rússia na Ucrânia. Nenhuma invasão está planejada, afirmou Moscou, no entanto, "medidas técnico-militares" não especificadas podem ser tomadas.
Ainda na 3ª feira, Macron voou para Berlim,onde se encontrou com o chanceler alemão, Olaf Scholz. Ao lado do presidente francês, Scholz afirmou à imprensa que "o objetivo comum é evitar uma guerra na Europa".
Veja também:
Rússia x Ucrânia "pode começar a qualquer momento", diz conselheiro
Alemanha anuncia envio de soldados para países do Leste Europeu
Macron conversa com Putin para tentar evitar invasão da Ucrânia