Publicidade
Mundo

Presidente dos EUA lamenta marca de 900 mil mortes por covid-19

Em declaração, Joe Biden relembrou importância da vacina contra a doença e fez apelo aos americanos

Imagem da noticia Presidente dos EUA lamenta marca de 900 mil mortes por covid-19
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fala ao microfone (Phil Roeder/Flickr)
• Atualizado em
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, lamentou a marca de 900 mil mortes por covid-19 alcançada pelo país na 6ª feira (4.fev). Em declaração divulgada pela Casa Branca, Biden ressaltou que "cada alma é insubstituível" e pediu a todos os americanos para se vacinarem contra a doença, pois o imunizante pode salvar vidas.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Atualmente, de acordo com levantamento da Universidade Johns Hopkins, os Estados Unidos têm 901.703 óbitos por covid acumulados. Em números absolutos, é o país com mais mortes causadas pela doença no mundo. O território americano lidera em quantidade total de infectados também, com 76.379.284.

Em sua declaração sobre a marca de 900 mil motos, Biden disse que o governo ora pelas famílias das vítimas e as mantém em seus "corações". "Depois de quase dois anos, sei que o peso emocional, físico e psicológico dessa pandemia tem sido incrivelmente difícil de suportar. Eu sei como é olhar para uma cadeira vazia ao redor da mesa da cozinha. Mas também sei que carregamos uma capacidade incrível dentro de nós mesmos - não apenas para superar nosso luto mais fortes, mas também para nos unirmos para proteger uns aos outros", completou.

O presidente dos Estados Unidos aproveitou a ocasião ainda para relembrar que as vacinas são a "ferramenta mais importante" para impedir novas mortes e combater o coronavírus. De acordo com autoridades de saúde americanas, a maioria dos internados pela covid no país não se vacinaram. Segundo Biden, mais de 1 milhão de vidas americanas foram salvas graças ao imunizante contra a covid.

Veja a declaração na íntegra:

Hoje, nossa nação marca outro marco trágico ? 900.000 vidas americanas foram perdidas para a covid-19 Eles eram mães e pais amados, avós, filhos, irmãos e irmãs, vizinhos e amigos. Cada alma é insubstituível. Oramos pelos entes queridos que deixaram para trás e juntos mantemos todas as famílias que suportam essa dor em nossos corações.
 
Depois de quase dois anos, sei que o peso emocional, físico e psicológico dessa pandemia tem sido incrivelmente difícil de suportar. Eu sei como é olhar para uma cadeira vazia ao redor da mesa da cozinha. Mas também sei que carregamos uma capacidade incrível dentro de nós mesmos - não apenas para superar nosso luto mais fortes, mas também para nos unirmos para proteger uns aos outros.
 
Agora temos mais ferramentas do que nunca para salvar vidas e combater esse vírus - com as vacinas sendo nossa ferramenta mais importante. Vacinas e reforços provaram ser incrivelmente eficazes e oferecem o mais alto nível de proteção. Duzentos e cinqüenta milhões de americanos se esforçaram para proteger a si mesmos, suas famílias e suas comunidades, obtendo pelo menos uma vacina - e, como resultado, salvamos mais de um milhão de vidas americanas.
 
Podemos salvar ainda mais vidas - e poupar inúmeras famílias da dor mais profunda imaginável - se todos fizerem sua parte. Peço a todos os americanos: vacinem-se, vacinem seus filhos e tomem sua dose de reforço se forem elegíveis. É grátis, fácil e eficaz - e pode salvar sua vida e a vida daqueles que você ama.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade