Nova Zelândia planeja reabrir fronteiras a partir de outubro
Medida faz parte do plano de flexibilização do país que será composto por cinco fases
O governo da Nova Zelândia informou, nesta 5ª feira (3.fev), que planeja reabrir as fronteiras para turistas estrangeiros a partir de outubro deste ano. O anúncio foi feito pela primeira-ministra, Jacinda Ardern, que avalia a flexibilização das medidas restritivas para conter a pandemia de covid-19 em cinco fases.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A partir do dia 27 de fevereiro, os neozelandeses na Austrália poderão retornar ao país sem a necessidade de cumprir quarentena em um hotel, mas terão que se isolar em casa por 10 dias. Duas semanas depois, todos os moradores que estão no exterior poderão ingressar novamente no território.
"Famílias e amigos precisam se reencontrar, nossos negócios precisam de talento para crescer, exportadores precisam viajar para estabelecer novas conexões", declarou Ardern. Segundo ela, a medida também irá contemplar, posteriormente, imigrantes qualificados, estudantes internacionais, australianos e, em outubro, todos os estrangeiros vacinados contra a covid-19.
+ Bebê de um ano com covid morre em fila por UTI no Distrito Federal
O plano de flexibilização continuará seguindo o cenário epidemiológico global e no país. Até o momento, a Nova Zelândia tem 78,8% da população imunizada com a primeira dose, enquanto 77,3% já estão com o ciclo vacinal completo. Apesar do número de casos da doença ter aumentado nos últimos dias, atingindo média móvel de 166 em uma semana, o número de óbitos permanece zerado desde o início do ano.