Agência europeia aprova pílula da Pfizer contra covid
Medicamento reduz em até 89% o risco de hospitalização ou morte pela doença em adultos
SBT News
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) aprovou, nesta 5ª feira (27.jan), o uso da pílula anticovid da farmacêutica Pfizer para o tratamento oral da doença. Até o momento, o medicamento, denominado Paxlovid, estava autorizado apenas para uso emergencial.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"O perfil de segurança do Paxlovid foi favorável e os efeitos colaterais foram geralmente leves", informou a entidade. "Nós recomendamos o uso do medicamento para o tratamento da covid-19 em adultos que não necessitam de suporte respiratório, mas que correm risco de agravamento da doença", completou.
Segundo estudo realizado pela farmacêutica, o tratamento, que consiste em três comprimidos administrados duas vezes por dia, reduz em até 89% o risco de hospitalização ou morte pela doença em adultos, além de ser um "inibidor potente" da variante ômicron. A adoção do medicamento, no entanto, será apenas em países que o considerarem apropriado e eficaz.
+ Moderna inicia testes para vacina específica contra variante ômicron
Com a aprovação, a Comissão Europeia ficará responsável pelo ingresso do Paxlovid no mercado, permitindo a comercialização do produto. Uma vez inserido nas farmácias e drogarias da União Europeia, os profissionais de saúde deverão continuar fornecendo dados sobre a eficácia e segurança do medicamento.