Dia Internacional da Lembrança do Holocausto é marcado por cerimônias
Evento na ONU terá presença de sobrevivente, de 100 anos, de campo de concentração
SBT News
27 de janeiro é o Dia Internacional em Memória do Holocausto. A data, instituída pelas Nações Unidas, representa o dia da libertação dos prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, na Polônia, 77 anos atrás. "Hoje lembramos os seis milhões de judeus, homens, mulheres e crianças, que morreram no Holocausto, os ciganos e os sinti, e as outras inúmeras vítimas deste horror sem precedentes e de crueldade calculada", afirma a mensagem do secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Uma cerimônia marcada para esta quinta-feira (27.jan) terá a presença de uma sobrevivente de 100 anos, Margot Friedländer. A mãe e o irmão morreram em Auschwitz. Margot tentou fugir, e conseguiu por alguns anos, mas foi capturada e levada para o campo Theresienstadt, na República Checa.
Guterres aproveitou a data para conscientizar, mais uma vez, sobre o movimento de ódio que continua mesmo após décadas do nazismo. "As Nações Unidas devem estar sempre na linha da frente da luta contra o antissemitismo e de todas as outras formas de intolerância religiosa e de racismo. Hoje, testemunhamos um ressurgimento alarmante da xenofobia e do ódio. O antissemitismo - forma mais antiga e persistente de preconceito - cresce novamente. As tentativas de minimizar ou negar totalmente o Holocausto estão em proliferação. Nenhuma sociedade está imune à irracionalidade ou à intolerância", alertou.
Ainda neste mês, um caso de antissemitismo ocorreu no Texas, Estados Unidos, quando um sequestrador fez quatro reféns em uma sinagoga, na tentativa de libertar Aafia Siddiqui, condenada a 86 anos de prisão por tentar assassinar autoridades norte-americanas no Afeganistão. O criminoso foi morto e as vítimas passam bem.