Reino Unido retira exigência de teste de covid para viajantes vacinados
Governo também deve reconhecer imunizantes usados em outros 16 países
SBT News
O ministro dos Transportes britânico, Grant Shapps, anunciou, na tarde de 2ª feira (25.jan), a suspensão da medida que obriga viajantes estrangeiros a realizarem testes de covid-19 quando desembarcam no Reino Unido. A norma entrará em vigor a partir do dia 11 de fevereiro e contempla apenas passageiros vacinados.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Prometemos que não manteríamos essas medidas em vigor um dia a mais do que o necessário e é óbvio para mim agora que os testes de fronteira para viajantes vacinados perderam sua utilidade", disse Shapps ao Parlamento. Ele ressaltou, ainda, que o governo deve reconhecer os imunizantes utilizados em outros 16 países, incluindo China e México, para poder ampliar o número de visitantes.
Segundo a medida, os passageiros que estiverem chegando ao Reino Unido totalmente vacinados - duas doses ou dose única - deverão passar por verificação e preencher um formulário de localização. Ao mesmo tempo, os viajantes que não estiverem com o ciclo vacinal completo não precisarão mais cumprir o período de isolamento e realizar o teste para a doença no oitavo dia após o desembarque. Um exame PCR ao chegar no país, no entanto, ainda será exigido.
+ Sem festa: primeira-ministra da Nova Zelândia cancela casamento
Shapps justificou as mudanças nas regras atuais com o argumento de que os testes em pessoas vacinadas não são mais "úteis", ressaltando que a medida tornará as viagens "muito mais fáceis", economizará dinheiro para as famílias e dará segurança aos passageiros e para a indústria, especialmente antes do verão. Ele também reforçou que menores de 18 anos continuarão a ser tratados como totalmente imunizados para fins de viagens internacionais.