Temos o compromisso de fazer justiça, diz Papa sobre vítimas de abuso
Declaração foi feita após novas acusações de má conduta na Igreja Católica
O Papa Francisco ressaltou, na manhã desta 5ª feira (21.jan), a determinação da Igreja Católica em fazer justiça pelas vítimas de abusos sexuais por autoridades religiosas. O discurso do pontífice foi na Assembleia Plenária da Congregação, no Vaticano.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"A Igreja, com a ajuda de Deus, leva adiante com determinação seu compromisso de fazer justiça às vítimas de abusos por parte de seus membros, aplicando com especial cuidado e rigor a legislação canônica prevista", disse Francisco.
Ele também recordou o endurecimento de leis e conduta católica sobre os crimes, imposto pelo Vaticano no ano passado. "Isto por si só não pode ser suficiente para conter o fenômeno, mas é um passo necessário para restabelecer a justiça, reparar o escândalo e emendar o réu", ressaltou.
+ Em passeio noturno, papa visita loja de discos em Roma
A fala do pontífice ocorre um dia depois que o papa emérito Bento XVI foi acusado, por um investigação independente, de ter acorbertado casos de pedofilia na Igreja Católica da Alemanha. Segundo o documento, o religioso havia sido informado sobre as ocorrências de abuso envolvendo um padre, mas não tomou providências.