Áustria declara vacinação obrigatória contra covid para toda a população
Cidadão que descumprir a norma pode ser multado em até 3,6 mil euros
O governo da Áustria anunciou, na tarde de 5ª feira (20.jan), a adoção da vacinação obrigatória contra a covid-19 para toda a população. A medida, que deve entrar em vigor no dia 4 de fevereiro, foi aprovada por 137 a favor e 33 contra no parlamento do país.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"A vacinação é a oportunidade para que nossa sociedade conquiste uma liberdade sustentável e contínua, sem que o vírus nos limite", disse o chefe de governo conservador Karl Nehammer. "É um tema de debate muito intenso", declarou, se referindo à forte oposição de uma parte da população à medida.
De acordo com as autoridades, o projeto de lei foi adotado por conta da rápida disseminação da variante ômicron no país, o que está resultando em números recordes de novos casos diários. Na última 4ª feira (19.jan), por exemplo, foram contabilizadas quase 30 mil infecções da doença em 24 horas.
O cidadão austríaco que negar a vacinação deverá pagar uma multa que pode variar entre 600 e 3,6 mil euros (de R$ 3,6 mil a R$ 22,1 mil). A infração, no entanto, será anulada se a pessoa aceitar receber uma dose no período de até duas semanas.
+ Espanha estuda classificar covid-19 como doença endêmica
Até o momento, 72% dos 8,9 milhões de habitantes da Áustria estão com o esquema vacinal completo. Segundo dados do ministério da Saúde, cerca de 1,5 milhão de adultos ainda devem ser convencidos a se imunizar.