Um ano do ataque ao Capitólio: "democracia prevaleceu", diz Biden
No discurso do Capitólio nesta 5ª feira (6.jan), o presidente democrata disse que Trump provocou rede de mentiras
Patrícia Vasconcellos
Poderia ser a Estação da Luz em São Paulo. Na capital dos Estados Unidos ela se chama União. Na frente da praça ainda coberta de neve, a cúpula do Capitólio aparece de forma imponente. As tendas dos moradores de rua que já existiam há um ano, permanecem ali mesmo com temperaturas negativas e compõem o cenário deste 6 de janeiro. Um ambiente muito distinto do que aconteceu aqui há exato um ano.
Em 2021, Washington recebeu centenas de milhares de pessoas que viajaram até a capital do país atendendo um chamado do então presidente Donald Trump que havia acabado de perder as eleições. Após um discurso em um palco montado na frente da Casa Branca, parte dos manifestantes foi para o Capitólio que foi invadido.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Nesta manhã, Joe Biden foi à sede do Legislativo e discursou. Biden não citou nominalmente Trump mas se referiu a ele dizendo: "No ano passado, pela primeira vez em nossa história, um presidente que tinha acabado de perder uma eleição tentou impedir a transferência pacífica do poder quando uma multidão violenta invadiu o Capitólio. Mas eles falharam. E neste dia de lembrança, devemos garantir que tal ataque nunca aconteça novamente."
O democrata ainda afirmou que o ex-presidente criou uma rede de mentiras na internet sobre a eleição de 2020: "Ele o fez porque ele dá valor ao poder em vez de princípios e porque ele vê seus interesses próprios como mais importantes que os interesses do país. E isso é porque seu ego importa mais que nossa democracia ou a nossa constituição", disse Biden. O presidente americano ainda se referiu à Trump como perdedor: "Ele não pode aceitar que perdeu embora 93 senadores americanos, o seu próprio Procurador-Geral, o seu próprio ex-vice-presidente, governadores e oficiais estaduais terem dito: ele perdeu. Isso é o que 81 milhões de vocês (eleitores) fizeram quando votaram pelo um novo caminho".
Biden ainda disse que os policiais do Capitólio bravamente salvaram a ordem, a lei e a democracia prevaleceu. O democrata ainda disse: "Neste momento devemos decidir que tipo de nação vamos ser. Vamos ser uma nação que aceita violência política como norma?" Com um tom de voz firme, Joe Biden ainda questionou se os Estados Unidos serão uma nação que não vive pela luz da verdade mas na sombra das mentiras.
A invasão do dia 6 de janeiro de 2021 terminou com 5 mortos. Pelo menos 700 pessoas foram presas desde o dia 6 de janeiro do ano passado. Uma comissão especial do legislativo investiga o que aconteceu. O ex-presidente Donald Trump faria um discurso na Flórida nesta quinta-feira, 6, mas cancelou o evento.
Saiba mais: