Cinco dias após tornado, Biden visita estado do Kentucky
Presidente dos EUA também comentou decisão da Câmara de acusar ex-chefe de gabinete de desacato
Patrícia Vasconcellos
Washington DC - Pontualmente, às 9h da manhã, Joe Biden deixou a Casa Branca em direção ao Kentucky, estado mais atingido pelo tornado da última sexta-feira, dia 10. Ainda no fim de semana, o democrata afirmou que não iria antes porque não queria atrapalhar o trabalho de buscas por sobreviventes.
Segundo autoridades locais há ao menos 109 pessoas ainda não econtradas após o impacto da espiral de vento. Questionado por esta repórter que mensagem ele levaria à população daquele local, Biden parou um pouco mais adiante. Retirou a máscara e respondeu uma pergunta sobre a Rússia. "O senhor planeja encontrar com Putin?" questionou um jornalista. "Estaremos conversando" respondeu Biden.
As atenções da mídia americana desta quarta-feira (15) também estavam voltadas para a decisão da Câmara que no dia anterior decidiu acusar por unanimidade o ex-chefe de gabinete da Casa Branca Mark Meadows por desacato. Meadows trabalhou com Donald Trump e deixou de colaborar com a comissão de legisladores que investiga a invasão do Capitólio no dia 6 de janeiro deste ano. "Eu não sei o suficiente sobre isso", disse Biden. "Sei o que eu vi, eu não falei com qualquer pessoa. Me parece adequado que ele seja considerado assim" disse o presidente americano se referindo à acusação de desacato. Meadows não compareceu a um interrogatório e também não apresentou documentos solicitados
O ex-chefe de gabinete da administração anterior também teve o conteúdo das mensagens de texto de seu celular do dia 6 de janeiro deste ano divulgadas pela comissão da câmara. Os textos mostram que o ex-aliado de Trump conversou com âncoras da Fox News, TV americana que apoiava o ex-presidente.
Sobre o fato a porta-voz da Casa Branca Jen Psaki disse na terça-feira (14) "É desapontador mas infelizmente não é surpreendente". As mensagens de texto do celular de Meadows também mostram que no dia 6 de janeiro de 2021 ele recebeu várias mensagens que pediam - e até imploravam - que ele encorajasse o ex-presidente Trump a tomar uma atitude enérgica para acabar com a invasão.
A visita de Biden ao Kentucky
Biden terá um dia longo no estado mais atingido pelo tornado. Além de Mayfield, cidade que teve setenta e cinco por cento das casas destruídas pelo tornado, o presidente americano também vai visitar Princeton. Ainda no fim de semana, o democrata assinou declarações de emergência para que os estados atingidos tivessem acesso imediato à verbas federais.
Confira reportagem do SBT Brasil: