Austrália reabre fronteiras para trabalhadores e estudantes estrangeiros
Medida pretende restabelecer o poder econômico e aliviar a escassez de profissionais no país
SBT News
Após quase dois anos de restrições, a Austrália reabriu, nesta 4ª feira (15.dez), as fronteiras para trabalhadores qualificados e estudantes estrangeiros. A medida, no entanto, contempla apenas viajantes que estiverem com o esquema vacinal contra a covid-19 completo -- duas doses ou dose única.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, a reabertura estava prevista para o início deste mês, mas a descoberta da variante ômicron levou as autoridades a adiar a medida por duas semanas. "Temos de viver com o vírus. Não vamos recuar (...) temos uma das mais altas taxas de vacinação, por isso podemos combater a variante", ressaltou o premiê.
Além de restabelecer o poder econômico do país, a flexibilização de viagens tem como objetivo aliviar a escassez de trabalhadores, especialmente nos setores mineiro e agrícola. A educação também é um motor importante no território e vinha registrando, devido à restrição, perdas de mais de US$ 2,8 milhões.
+ Itália determina obrigatória a vacinação contra covid para policiais
No final de outubro, a Austrália suspendeu a proibição de viagens internacionais para residentes do país graças ao aumento da taxa de vacinação contra a covid-19, que chegou a mais de 80%. A reabertura para o turismo dentro do território australiano, no entanto, ainda não tem previsão.