Novo recurso do Instagram permite que pais tenham mais controle
Anúncio vem na sequência de uma série de revelações prejudiciais sobre a rede social
O Instagram anunciou novos recursos de controle dos pais em sua plataforma, que estarão disponíveis a partir de março de 2022. Segundo o chefe de serviço, Adam Mosseri, em comunicado no blog do aplicativo, as funcionalidades permitirão que os pais e responsáveis vejam quanto tempo seus filhos passam no Instagram, além de serem notificados se os jovens denunciarem alguém. Os controles foram anunciados como um pacote de novos recursos projetados para tornar a plataforma um local mais seguro, principalmente para seus usuários adolescentes.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O Instagram também está lançando oficialmente no Brasil o recurso Dê um Tempo, que já está disponível para usuários de cinco nações: Austrália, Canadá, Estados Unidos, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido. Esse recurso opcional solicita que os usuários se afastem do aplicativo depois de rolarem por um determinado período, como 10, 20 ou 30 minutos. Notificações solicitarão que as pessoas ativem o recurso, e o Instagram diz que 90% dos usuários em testes deixaram os lembretes ativados depois de configurados.
Além disso, o Instagram não permitirá mais que usuários marquem ou mencionem adolescentes que não os seguem e pretende expandir a função Limite Ainda Mais, tornando mais difícil que eles se deparem com conteúdo ou contas potencialmente prejudiciais e/ou indesejadas. Junto com os novos controles dos pais, o a plataforma diz que está desenvolvendo um centro educacional para pais e responsáveis para oferecer dicas e tutoriais sobre o uso de mídia social por crianças.
Polêmica
A rede social, que vem enfrentando acusações em meio a discussões sobre seu impacto para o público infanto-juvenil, promete elevar o padrão do app para "proteger adolescentes e ajudar pais online". Apesar do Instagram afirmar que está trabalhando nesses novos recursos "há muito tempo", o anúncio vem em seguida de uma série de revelações prejudiciais sobre a rede social da Meta. Segundo o The Wall Street Journal, detalhes de documentos internos mostram que a rede tinha pleno conhecimento de que o projeto poderia prejudicar a saúde mental dos jovens. Ainda de acordo com a publicação inglesa, Mosseri irá testemunhar no Senado, onde será questionado sobre o impacto da plataforma para usuários adolescentes.
Em setembro, o próprio Mosseri anunciou que a rede social havia abandonado os projetos em torno do Instagram Kids - uma versão da rede social apenas para crianças.