Memória do rock: 30 anos sem Freddie Mercury do Queen
No ano de 1991, o vocalista da banda inglesa Queen perdia sua batalha contra o vírus da aids

SBT News
A morte de um dos maiores talentos do mundo do rock, Freddie Mercury, completa 30 anos nesta 4ª feira (24.nov). No ano de 1991, o vocalista da banda inglesa Queen perdia sua batalha contra o vírus da aids. Apenas um dia antes do morrer, Mercury, que tinha apenas 45 anos, declarou oficialmente que era portador do vírus. Naquela época, os coquetéis antirretrovirais não haviam sido descobertos e a droga mais eficaz contra a doença era o AZT (azidotimidina) e existia um preconceito contra os soropositivos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Nos últimos dias de vida, o astro do pop aparecia pouco em aparições públicas e estava bem mais magro. A banda não fazia turnês desde 1986 e nos dois clipes que foram feitos para promover o último álbum de estúdio com Mercury, Innuendo, as imagens eram em preto e branco e o cantor aparecia maquiado (These Are The Days Of Our Lives ) ou fantasiado (como em I'm Going Slightly Mad). Para alguns fãs da banda, a música The Show Must Go On, do álbum Innuedo, foi considerada uma despedida ao apresentar trechos como "O show tem que continuar / vou enfrentar com um sorriso / eu nunca vou desistir".
Para o baterista Roger Taylor, "colocá-lo caracterizado era uma boa camuflagem. A maquiagem, a peruca, o preto e branco, ajudaram a esconder o fato de que Freddie já estava bem doente". Naquele que foi o último álbum de estúdio do Queen com Freddie Mercury, os fãs também consideraram a música The Show Must Go On uma despedida em vida. Afinal, alguns trechos do single diziam "O show tem que continuar / vou enfrentar com um sorriso / eu nunca vou desistir".
Segundo informações do seu namorado, o irlandês Jim Hutton, o músico foi diagnostificado com aids em 1987. No livro Mercury and Me, ele detalha o que ocorreu no dia : "Quando cheguei em casa, Freddie estava na cama. Logo me mostrou uma marca no ombro. Os médicos tinham tirado um pedaço da pele para fazer uns exames. O resultado tinha acabado de chegar. Freddie estava com aids?Se você quiser me deixar, eu vou entender?, ele me disse. Eu esperava por um milagre, um diagnóstico errado".
Freddie Mercury, nasceu em Zanzibar, atual Tanzânia, em 5 de setembro de 1946, sob o nome de Farrokh Bulsara. Em 1970, quando o grupo, formado por Brian May, Freddie Mercury, John Deacon e Roger Taylor, se uniu para formar um dos maiores fenômenos musicais. A banda Queen foi recordistas de vendas e discos. Ganhou coração de diversos fãs ao lançarem sucessos como Love of My Life, Somebody to Love, We Are The Champions, We Will Rock You e Bohemian Rhapsody.
O hit Bohemian Rhapsody, foi o nome escolhido para o filme biográfico da história do vocalista da banda. Lançado em novembro de 2018, o norte-americano Rami Malek deu vida à Mercury e levou para casa o Oscar de melhor ator.
Com a partida do cantor, o guitarrista Brian May e o baterista Roger Taylor tentaram continuar com o Queen usando outra vocalista. Porém nem Paul Rodgers ou Adam Lambert conseguiram chegar ao sucesso marcado por Freddie.