Kim Kardashian freta avião para ajudar time de futebol feminino do Afeganistão
30 jogadoras e seus familiares aguardavam por ajuda no Paquistão, e conseguiram viajar para o Reino Unido nesta 5ªfeira (18.nov)
A socialite e empresária americana Kim Kardashian doou o valor necessário para que um grupo de 30 jogadoras de um time de futebol feminino do Afeganistão pudesse viajar para a Grã-Bretanha após fugir do Talibã. As adolescentes e seus familiares pousaram em Londres nesta 5ªfeira (18.nov).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Membros da equipe de desenvolvimento juvenil, muitas delas vêm de famílias pobres nas províncias do país, e conseguiram obter vistos para o Reino Unido depois de fugir para o Paquistão, mas aguardavam um voo que pudesse levá-las para a Europa. O visto das atletas estava próximo de expirar quando receberam apoio da Associação Tzedek, fundada pelo rabino Moshe Margaretten, que já trabalhou com Kardashian na reforma da justiça criminal nos Estados Unidos. Ele procurou a influenciadora digital para ajudar a pagar por um avião fretado e ela aceitou.
So thankful to G-d that the Afghan Female Youth National Team landed safely in London after fearing for their lives for so long. TY @KimKardashian for funding this flight! I pray others will learn from your generosity & help high-risk Afghans at risk. https://t.co/loHfUeajAx
? Rabbi Moshe Margaretten (@Tzedek_Assoc) November 18, 2021
Mulheres que praticam esportes são vistas como um ato político de desafio ao Talibã, e centenas de atletas deixaram o Afeganistão desde que o grupo voltou ao poder em agosto e começou a restringir a educação e a liberdade das mulheres.
A seleção nacional de futebol feminino do Afeganistão foi retirada do país pelo governo da Austrália, e a seleção juvenil reinstalada em Portugal.
As atletas afegãs passarão 10 dias em quarenta e depois terão a oportunidade de começar uma nova vida no país. O clube da Premier League, Leeds United, se ofereceu para apoiá-las.
Com informações da Associated Press