Unicef alerta para aumento de casamentos infantis no Afeganistão
Entidade defende presença de meninas e professoras nas escolas, suspensa pelo governo Talibã
SBT News
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) fez um alerta, nesta 2ª feira (15.nov), para o aumento de casamentos infantis no Afeganistão devido à crise econômica do país. A ausência das meninas nas escolas, imposta pelo novo governo Talibã, é o principal influenciador da situação, que também resulta no aumento do trabalho infantil.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a entidade, essas situações podem causar uma vida de sofrimento para as menores de idade. Quem casa antes dos 18 anos tem uma chance maior de abandonar os estudos, de ser vítima de violência doméstica, discriminação, abuso e de ter problemas mentais. O grupo também é mais propenso a registrar complicações na gravidez e no parto.
+ Crianças morrem após encontrar explosivos no Afeganistão
Para conter o avanço das uniões forçadas, a Unicef iniciou um projeto de conscientização e assistência financeira às famílias. A agência também está contatando líderes religiosos para que eles não permitam o contrato de casamento de meninas menores de 18 anos -- conhecido como "nekah". Para o Unicef, quanto mais rápido o retorno das professoras e das alunas às escolas, melhor.