Nova York investirá 450 milhões de dólares com volta de turistas internacionais
Governos locais investem na recontratação de funcionários, mas turistas lidam com o aumento da inflação
Nova York - A escadaria da Times Square voltou a ficar cheia. Nas ruas, esbarra-se com turistas afoitos por fotografar tudo que veem pela frente. Seria uma cena comum em Nova York não fossem os dez meses em que as fronteiras estiveram fechadas para ingresso direto de visitantes de muitos países.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No dia 31 de janeiro de 2020 o governo americano ainda sob a administração Trump barrou a entrada direta dos primeiros turistas vindos da China. Nos meses seguintes a lista aumentou e os Estados Unidos se fecharam para entrada direta de visitantes do Irã, Europa, Espaço Schengen, Reino Unido, Irlanda e Brasil. Durante o tempo em que a proibição esteve em vigor, quem tinha visto válido precisava fazer uma quarentena em algum outro país que não tinha restrição. A grande maioria escolheu o México.
Desde a última 2ª feira (8.nov) as fronteiras reabriram. Quem tem visto de turista e está totalmente imunizado contra a Covid19 pode entrar em solo americano diretamente nem necessidade de quarentena prévia em outro local. É preciso que a última dose do imunizante tenha sido aplicada há pelo menos 14 dias e a vacina precisa ser aprovada pela Organização Mundial da Saúde (caso de todas que são aplicadas no Brasil).
Em meio à multidão que reúne na Times Square, Alex e Lucile tiravam fotos. O casal francês se casou em maio e somente agora considera feita a viagem de lua de mel. "Queríamos vir a Nova York então aproveitamos este momento" disse Alex ao lado da esposa.
Investimento milionário
Dois dias após a reabertura das fronteiras, a governadora de Nova York,Kathy Hochul, anunciou o investimento de US$ 450 milhões para reativação do turismo. A maior parte desse valor será usada para dar um pagamento único de US$ 2.750 aos trabalhadores da área. Os comerciantes também receberão incentivo para contratar mais funcionários. "Sabemos que a necessidade de contratação existe mas falta capital então vamos ajudá-los" disse a governadora
Para cada trabalhador demitido durante a pandemia e recontratado, o governo de Nova York vai pagar U$5000 ao empregador.
O incentivo vem no momento em que a economia mostra sinais de aumento da inflação que atingiu em outubro o maior índice dos últimos 30 anos, 6,2% segundo os daos do Bureau de Estatísticas do Trabalho. Gás e energia elétrica puxam os aumentos. O preço da gasolina nos Estados Unidos subiu 6.2%
Para quem vem do Brasil ou outros países onde o valor do dólar subiu nos últimos meses, é mais um elemento a se levar em conta na hora de orçar a viagem de passeio.