COP26 discute adaptação as inevitáveis mudanças climáticas
No Dia da Adaptação, Perdas e Danos, líderes mundiais debatem sobre como ajudar os países mais vulneráveis
SBT News
A COP26 (26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas) celebra em Glasgow, na Escócia, o Dia da Adaptação, Perdas e Danos, nesta 2ª feira (8.nov). Líderes mundiais vão iniciar a segunda semana de evento com o debate sobre como apoiar os países mais vulneráveis frente as mudanças climáticas.
O objetivo desta 2ª é estabelecer negocições para a construção de um futuro resiliente ao clima para todos. "Mesmo enquanto trabalhamos incansavelmente para reduzir as emissões, novas mudanças são inevitáveis. [...] Sabemos que os mais vulneráveis correm o maior risco com as mudanças climáticas e que fizeram o mínimo para causá-las. Ações para resolver isso e construir resiliência são necessárias agora, antes que mais pessoas percam suas vidas ou meios de subsistência", diz trecho do comunicado diário divulgado no site oficial da COP26.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Nesta 3ª feira (9.nov), o documento produzido por mais de 400 instituições da sociedade brasileira, incluindo ambientalistas, cientistas e bancos privados, nomeado Uma Concertação pela Amazônia vai ser apresentado em Glasgow. A apresentação será feita pela copresidente do Painel de Recursos Naturais da ONU, Izabella Teixeira, e o texto vai trazer soluções inovadoras para o desenvolvimento da Amazônia, com ideias econômicas que mantenham a floresta de pé.
Considerada a maior Conferência do Clima da história, a COP 26 tem cerca de 40 mil inscritos. Na semana passada, eliminação do uso do carvão como combustível, redução das emissões de gases do efeito estufa e o fim do desmatamento ilegal até 2030 foram medidas prometidas por diversos países. O importante agora, é o cumprimento das metas.
Saiba mais: