Portugal se torna 1º país a atingir marca de 85% da população vacinada
Não há mais restrição de horário nem de lotação em bares, restaurantes e lojas no território português
SBT Brasil
Portugal se tornou neste sábado (9.out) o primeiro país do mundo a atingir a marca de 85% da população vacinada contra a covid-19. No total, 8,4 milhões de adultos e jovens com mais de 12 anos estão completamente imunizados no país.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Não há mais restrição de horário nem de lotação em bares, restaurantes e lojas. Os estádios e as casas de espetáculo também foram liberados, mas com uso de máscara, que continua a ser obrigatória em transportes públicos, hospitais, lares de idosos e centros comerciais.
"Entramos numa fase que assenta essencialmente sobre a responsabilidade individual de cada uma e de cada um de nós. Não podemos esquecer que a pandemia não acabou", disse António Costa, premiê de Portugal.
Nas baladas, é exigido o certificado digital de imunização. Em janeiro deste ano, um mês depois da abertura do país para as festas de Natal e ano-novo, Portugal chegou a ter 1.429 casos de covid-19 por 100 mil habitante, a maior taxa de infecção da União Europeia (UE). Foram dois confinamentos totais e vários parciais. A vacinação começou no final de dezembro do ano passado. As vacinas aplicadas foram Pfizer, AstraZeneca, Janssen e Moderna. Agora, nas ruas, as pessoas comemoram.
O brasileiro Gabriel Solis, de 15 anos, tomou a primeira dose e, em breve, vai receber a segunda. "Essa é a única forma de acabar com o que está acontecendo, podemos ver que desde as últimas pandemias e epidemias que conhecemos, a única cura era a vacina", pontuou. Enquanto isso, em Roma, na Itálisa, milhares de manifestantes protestaram contra o passaporte sanitário da vacina e foram dispersados pela polícia. A Itália atingiu a marca de 84% de imunização para as duas doses.
Veja também: