Governo do Chile determina fim do estado de emergência
Quase 90% da população do país já está com o esquema vacinal contra a covid-19 completo
SBT Brasil
Veja reportagem do SBT Brasil:
O governo do Chile determinou o fim do estado de emergência sanitária no país, decretado em março de 2020. A decisão foi tomada após os índices de vacinação da população totalmente imunizada chegar a quase 90%. Nesta semana, crianças com idade acima de 6 anos começaram a ser vacinadas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A medida dá fim ao toque de recolher, às quarentenas regionais e possibilita a reabertura das fronteiras para turistas do mundo inteiro. Segundo a vice-presidente da Sociedade Chilena de Infectología, Claudia Cortes, o segredo para o sucesso da campanha de vacinação é ter centros de imunização espalhados pelo país, além de contar com uma boa aderência da população à vacina.
Com as taxas de vacinação em alta, não somente no Chile, mas também em outros países do continente sul-americano, os números da pandemia vêm despencando na região. Em junho deste ano, a América do Sul era responsável por 45% do total de óbitos no mundo, atualmente o índice é de 9%.
Contudo, ainda de acordo com a infectologista, a desigualdade de campanhas de vacinação no continente é muito grande, ao passo que, enquanto o Chile e o Uruguai lideram a maior porcentagem de vacinados, alguns países da região ainda estão no início da campanha, como a Bolívia.
Já na Argentina, que ainda não tem 50% da população completamente imunizada, as fronteiras terrestres com Chile e Brasil foram reabertas após 18 meses e, a partir da próxima 6ª feira (1.out), turistas desses países também poderão ingressar o país de avião.