Austrália reabre fronteiras após 20 meses de pandemia por covid-19
Por enquanto, entrar ou sair do país só é possível pelos aeroportos de Sydnei e Melbourne
SBT News
A Austrália reabriu as fronteiras, nesta 2ª feira (1.nov), após 20 meses de pandemia por covid-19. O país foi um dos que adotaram as medidas mais restritivas do mundo. Para entrar ou sair da Austrália, por exemplo, era necessária uma rara autorização.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Com a flexibilização, australianos vacinados contra a covid-19 e que tiverem testado negativo para a doença podem viajar sem necessidade de permissão e quarentena. Contudo, estrangeiros não têm os mesmos direitos que os cidadãos, residentes permanentes ou parentes diretos.
Desde de a manhã desta 2ª feira, muitos viajantes chegam ao país para reencontrar a família e amigos, após a longa espera. Somente no aeroporto de Sydney, são esperadas 16 chegadas de voos internacionais e 14 partidas.
O primeiro-ministro do país, Scott Morrison, disse que este "é um grande dia para a Austrália". Segundo o Ministério das Relações Exteriores da Austrália, 47 mil cidadãos australianos desejam voltar ao país.
Desde o começo da pandemia, a Austrália registrou 170,5 mil casos da doença e 1.735 mortes. Os baixos números são reflexo das rígidas restrições e dos lockdowns implementados nas principais cidades do país.
Apesar de a flexibilização sinalizar uma tendência de reabertura, as regras, por enquanto, valem somente para as duas maiores cidades do país, Sydney e Melbourne.