COP26: Biden pede desculpas por ações climáticas de Donald Trump
Atual presidente dos EUA também reconheceu responsabilidade dos países desenvolvidos nas mudanças do clima
SBT News
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu desculpas, nesta 2ª feira (1º.nov), ao se dirigir aos líderes mundiais reunidos na cúpula da 26ª Conferência da ONU sobre Mudança Climática (COP26) em Glasgow, na Escócia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Biden reconheceu a responsabilidade dos EUA e outras nações desenvolvidas nas mudanças climáticas, e disse que as ações tomadas nesta década para conter o aquecimento global serão decisivas para evitar que as gerações futuras sofram. "Nenhum de nós pode escapar do pior que ainda está por vir se não aproveitarmos este momento", declarou.
Também se desculpou pela decisão do ex-presidente Donald Trump de deixar o Acordo de Paris. "Não devo me desculpar, mas peço desculpas pelo fato de os Estados Unidos, o último governo, ter se retirado do Acordo de Paris, nos colocando um pouco atrás da bola oito", afirmou.
Os Estados Unidos retornaram ao acordo assim que Biden assumiu a presidência, no início deste ano. O tom do atual líder norte-americano difere - e muito - do adotado pelo ex-presidente Donald Trump, e procura restabalecer os EUA como um parceiro. Biden também tratou a crise já visível para o planeta -- inundações, clima volátil, secas e incêndios florestais -- como uma oportunidade única de reinventar a economia global. No evento sobre ação e solidariedade, ele procurou retratar os enormes custos de limitar as emissões de carbono como uma chance de criar empregos por meio da transição para energia renovável e automóveis elétricos.