G20 discutirá impacto das mudanças climáticas e combate à pobreza
Países do grupo são responsáveis por 80% das emissões de gases na atmosfera
SBT Brasil
A reunião do G20 neste final de semana, na Itália, discutirá o impacto das mudanças climáticas no planeta - uma prévia da Conferência da ONU sobre Mudança Climática, a COP-26, na Escócia. No encontro dos líderes das 20 maiores economias do mundo, também entrarão em pauta o combate à pobreza e a desigualdade na distribuição de vacinas contra a covid.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Os países do G20 são responsáveis por 80% das emissões de gases na atmosfera, sendo que dois deles se destacam: nos últimos anos, a China é o país que mais polui o planeta, mas, historicamente, a conta dos Estados Unidos é muito maior. O presidente americano, Joe Biden, deu as caras na Itália, mas Xi Jinping preferiu ficar no território chinês.
Além do G20, o presidente da China será a grande ausência da conferência do clima na Escócia, apesar de todo o esforço da diplomacia britânica pra que isso não acontecesse. A COP-26 é vista por cientistas como a última chance pra que líderes mundiais apresentem ações que, de fato, vão impedir uma catástrofe climática, e o que foi proposto até agora está longe de ser suficiente.
A meta é não deixar que o planeta se aqueça mais do que um 1,5ºC, mas os compromissos que os governos fizeram até agora vão deixar a Terra, no mínimo, 2,7ºC mais quente. Segundo o secretário-geral das Nações Unidas, Antônio Guterres, "isso é um desastre". O alerta é baseado nas projeções que mostram a piora na intensidade e na frequência dos fenômenos climáticos. O evento em Glasgow vai mostrar até que ponto os líderes mundiais estão preocupados com isso.
Veja também: