Publicidade
Mundo

Máquina de matar: empresa cria cão-robô armado com rifle sniper

Tecnologia tem alcance de 1,2 km e foi desenvolvido em parceria entre uma empresa de robôs e outra de defesa militar

Imagem da noticia Máquina de matar: empresa cria cão-robô armado com rifle sniper
Robô foi apresentado durante evento militar nos Estados Unidos. Não há informações sobre quando tecnologia estará disponível para venda | Ghost Robotics
• Atualizado em
Publicidade

No início desta semana, a empresa de robótica Ghost Robotics -- uma espécie de versão militar da companhia de robôs Boston Dynamics -- anunciou e apresentou um cão robô com um rifle franco-atirador (sniper) instalado em suas costas durante um evento militar realizado nos Estados Unidos.

O quadrupede de metal é equipado com rifles de 6,5 mm e foi apresentado em uma conferência do exército americano. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Ele é considerado um veículo terrestre quadrúpede não-tripulado (Q-UGVs) e a arma adicionada no cão robótico foi uma adaptação personalizada pela empresa Sword International e nomeada por SPUR (Special Purpose Unmanned Rifle ou rifle não-tripulado de uso especial). Apesar de ter sido projetado para alvos de tiro esportivo de longo alcance, a tecnologia foi adaptada para ser literalmente uma máquina de matar.

O SPUR possui câmera térmica para mirar no escuro, com alcance de efetividade de 1,2 km.

A imagem do robô foi publicada nas redes sociais da empresa que cita uma empresa de segurança privada e pesquisa de armas de pequeno e médio porte, a uma área de operações especiais dos Estados Unidos além de uma entidade sindical ligada ao exército norteamericano. 

Exército dos EUA já utiliza os robôs para patrulhamento

Os cachorros-robôs já foram testados pela primeira vez pelo 325º Esquadrão das Forças de Segurança do Exército dos Estados Unidos, na Base Aérea de Tyndall, no Estado da Florida. Foi a primeira unidade do Departamento de Defesa a utilizar este tipo de maquina para realização de operações regulares.

Em entrevista ao The Drive, o CEO da Ghost Robotics, Jiren Parikh, disse que os robôs estão são utilizados para patrulhamento e reconhecimento de área e além de acesso a regiões pantanosas que não são adequadas para humanos ou veículos.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade