Alemanha: Angela Merkel faz apelo por diálogo aos partidos após eleições
"Estejam dispostos a se reunir e tenham a capacidade de suportar as diferenças", disse a chanceler alemã
Durante discurso feito neste domingo (3.out), a chanceler Angela Merkel fez um apelo aos partidos políticos da Alemanha para superarem as divisões após as eleições legislativas, realizadas no último dia 26. Merkel também pediu aos alemães que continuem defendendo a democracia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Temos que continuar moldando nosso país. Podemos discutir sobre a forma precisa de fazer isto no futuro, mas sabemos que temos a solução, que temos que ouvir a todos, uns aos outros, e dialogar", declarou a chanceler, que vai se aposentar da política depois de 16 anos no poder.
"Temos divergências, mas também coisas em comum. Estejam dispostos a reunir-se com os demais [...] e tenham a capacidade de suportar as diferenças", disse. "Esta é a lição de 31 anos de unidade alemã", completou.
+ Provável novo premiê da Alemanha quer governo com verdes e liberais
Essas foram as primeiras declarações de Merkel sobre o resultado das eleições, que teve como vencedor o Partido Social-Democrata (SPD), com 25,7% dos votos. As negociações de coligação majoritária tiveram início na última 2ª feira (27.set), mas o resultado oficial ainda deve levar algumas semanas.