Lava avança pelo oceano e ilha nas Canárias ganha mais de 10 hectares
Erupção do vulcão Cumbre Vieja preocupa autoridades pela emissão de gases tóxicos
SBT News
O Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias informou, nesta 5ª feira (30.set), que, após a lava do vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma chegar ao mar na madrugada de ontem (29.set), a região ganhou mais de 10 hectares de superfície. Segundo a entidade, uma medição mais precisa será feita com drones nas próximas horas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O Instituto informou ainda que o vulcão segue expelindo lava mesmo após 12 dias da erupção, e que o material continua seguindo para o oceano. O fenômeno, no entanto, preocupa as autoridades e especialistas da região, que preveem gases potencialmente tóxicos devido ao encontro dos compostos químicos.
A atividade eruptiva resultou no evacuamento de mais de seis mil moradores da ilha, mas, nesta manhã, alguns cidadãos foram autorizados a voltar temporariamente as suas casas para recolher pertences. Os locais que podem ser atingidos pelos gases tóxicos permanecem em isolamento pelo governo.
+ Erupção de vulcão em La Palma pode durar até 84 dias
Segundo o Departamento de Segurança Nacional, a atividade sísmica continua a ser registrada no sul de La Palma, na zona de Fuencaliente.