Navio graneleiro encalhou no Canal de Suez
12% do comércio global passa pelo Canal que é a principal ligação marítima entre a Ásia e a Europa
SBT News
Nesta 5ª feira (9. set) no Canal de Suez, um navio graneleiro encalhou em uma das passagens mais importantes para o comércio mundial no Egito.
Segundo a Autoridade do Canal de Suez (SCA, na sigla em inglês), o graneleiro ficou momentaneamente preso na seção norte da passagem. Porém foi reflutuado e não houve impacto no tráfego. A autoridade afirmou ainda que quando a embarcação atravessava o canal sofreu um problema temporário e para que o trânsito não fosse interrompido, os navios atrás dele foram desviados por um canal paralelo.
O navio Coral Crystal transporta uma carga de 43 mil toneladas em direção ao Mar Mediterrâneo e possui bandeira panamenha.
O cargueiro de 400 metros conhecido por Ever Given, que bloqueou o canal por seis dias em março deste ano, causou um congestionamento de centenas de navios dos dois lados da passagem. O Ever Given encalhou na seção sul do Canal de Suez, onde não há uma passagem paralela, e impactou o comércio internacional. Cerca de 12% do comércio global passa pelo Canal de Suez, que possui 193km de extensão, a mais curta e a principal ligação marítima entre a Ásia e a Europa.