Publicidade
Mundo

Talibã dispersa protesto de mulheres com gás lacrimogêneo e tiros

Afegãs temem pela perde de seus direitos conquistados nos últimos 20 anos e pedem por inclusão política

Imagem da noticia Talibã dispersa protesto de mulheres com gás lacrimogêneo e tiros
Líderes do Talibã pretendem anunciar a formação de um novo governo nos próximos dias | Reprodução/Twitter
• Atualizado em
Publicidade

O Talibã repreendeu com gás lacrimogêneo e tiros para o alto um protesto organizado por mulheres afegãs neste sábado (4.set) em Cabul, capital do Afeganistão. Este é o terceiro dia seguido de manifestações por parte das mulheres, que exigem a continuidade de seus direitos como estudar, trabalhar e transitar livremente pelas cidades.

As manifestantes marcharam do Ministério das Relações Exteriores até às portas do Palácio Presidencial com cartazes clamando por lei constitucional e gritando palavras de ordem. Elas também exigiram a participação feminina na vida política do país. 

+ Afeganistão: entenda a preocupação das mulheres com governo Talibã

Publicamente, os líderes do Talibã insistem que as mulheres irão desempenhar um papel importante na sociedade e que terão acesso à educação. No entanto, as recentes declarações públicas do grupo extremista sobre aderir à sua interpretação dos valores islâmicos aumentaram o temor das mulheres sobre a perda de seus direitos já adquiridos.

O Talibã tomou o poder do Afeganistão no dia 15 de agosto, semanas depois que os Estados Unidos anunciaram a retirada das tropas norte-americanas do país, após quase 20 anos de guerra. O porta-voz do grupo islâmico, Zabihullah Mujahid, disse na 3ª feira (31.ago) que os líderes do Talibã pretendem anunciar a formação de um novo governo para o país nos próximos dias.

+ Talibã diz ter assumido controle total do Afeganistão
 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade