Publicidade
Mundo

Papa Francisco critica a forma de saída da Otan e EUA do Afeganistão

Dizendo não julgar as negociações, líder católico afirmou "que não foram levadas em conta todas as eventualidades"

Imagem da noticia Papa Francisco critica a forma de saída da Otan e EUA do Afeganistão
Não foram levadas em conta todas as eventualidades, comentou Papa Francisco sobre o Afeganistão | Vatican News
• Atualizado em
Publicidade

Em entrevista à rádio Cope, da Espanha, o papa Francisco se pronunciou sobre a retirada dos Estados Unidos e Otan do Afeganistão. De acordo com as declarações de Francisco, nem todas as possíveis situações foram consideradas pelas forças de ocupação "A forma como se negocia a demissão, uma saída... Pelo que se vê aqui, não foram levadas em conta, ao que parece - não quero julgar - não foram levadas em conta todas as eventualidades".

A saída dos EUA e Otan registrou quase 200 mortes e cenas dramáticas da população ao tentar sair do local na parte externa de um avião. Após os EUA concluir a retirada dos soldados americanos do país asiático na madrugada da última 3ªfeira (31.ago) o Talibã citou total independência do Afeganistão.

Francisco comentou que a Secretaria de Estado do Vaticano já está tomando medidas para evitar retaliações contra afegãos no regime Talibã e elogiou a atuação do Cardeal Parolin "Estou certo de que ele está ajudando ou pelo menos se oferecendo".

Diante da atual situação, o pontífice encerrou citando uma fala da chanceler Angela Merkel, qual considera uma das grandes figuras políticas mundiais, onde ela diz que "há necessidade de acabar com a política irresponsável de intervir de fora e construir a democracia em outros países, ignorando as tradições do povo".

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade