Reino Unido realiza último voo de evacuação no Afeganistão
"Hora de encerrar esta fase da operação", diz embaixador britânico

SBT News
O último voo de retirada de civis de Cabul, organizado pelo Reino Unido, decolou neste sábado (28.ago). O embaixador do Reino Unido, Laurie Bristow, afirmou que era "hora de encerrar esta fase da operação".
Bristow ressaltou que quase 15 mil cidadãos britânicos, funcionários afegãos e outras pessoas em risco foram evacuadas de Cabul desde o início da Operação Pitting. Entretanto, Forças Armadas do Reino Unido afirmam que, ao longo do fim de semana, mais voos levarão para casa soldados diplomatas britânicos e não excluem a possibilidade de transportar civis restantes do Reino Unido ou afegãos.
O diplomata também afirmou em vídeo postado no Twitter que o país não esquecerá das pessoas que ainda precisam sair. "Continuaremos a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudá-los. Também não esquecemos o povo corajoso e decente do Afeganistão. Eles merecem viver em paz e segurança", disse Laurie Bristow direto do aeroporto de Cabul.
Também neste sábado (28.ago), o primeiro-ministro britânico Boris Johnson discutiu com a chanceler alemã Angela Merkel sobre a situação do Afeganistão e seus desdobramentos. Ambos concordaram sobre a necessidade do G7 (Grupo dos Sete países mais ricos) em planejar e adotar uma abordagem comum para lidar com um futuro governo como o Talibã -- que dominou o Afeganistão no dia 15 de agosto.