Após ataque terrorista, Afeganistão vive incertezas e problemas sociais
Talibã faz segurança na área do aeroporto para evitar novos atentados e garantir voos militares
SBT News
Os voos militares com civis afegãos e tropas estrangeiras foram retomados nesta 6ª feira (27.ago) em Cabul, no Afeganistão, depois dos ataques de ontem. O novo governo do Talibã colocou dezenas de homens com armas pesadas no patrulhamento do aeroporto e seus arredores.
Não estão descartados novos ataques nesta 6ª feira (27.ago). Segundo o governo norte-americano os voos militares já transportaram 105 mil pessoas no Afeganistão.
As agências internacionais informam que mais de 90 pessoas morreram no atentado terrorista do Estado Islâmico-Khorosan na quinta-feira, 26 de agosto. Segundo a AP News, o número de mortos pode aumentar e chegar a 115.
Além disso, a agência Al Jazeera informa que centenas de famílias afegãs estão acampadas sem comida e abrigo em um parque de Cabul. A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou ter suprimentos no Afeganistão para ajuda humanitária por uma semana, depois que as entregas foram bloqueadas no aeroporto da capital afegã. Um apelo mundial foi feito no valor de 200 milhões de dólares em ajuda alimentar.
Segundo a Organização Internacional para Migrações da ONU, existem 5,5 milhões de pessoas vivendo em necessidade. Destes, cerca de 10% abandonaram suas casas este ano. Metade fugiu de suas casas desde julho.
Leia também: