Publicidade
Mundo

Países alertam para risco de ataque terrorista no aeroporto de Cabul

Campo de aviação abriga centenas de pessoas que continuam tentando sair do país

Imagem da noticia Países alertam para risco de ataque terrorista no aeroporto de Cabul
Grupo terrorista já colidiu repetidamente com o Talibã e pode realizar múltiplos ataques | Reprodução/Twitter
• Atualizado em
Publicidade

As agências de Inteligência dos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha alertam que há um grande risco do grupo terrorista Estado Islâmico realizar um atentado no aeroporto de Cabul, no Afeganistão. O grupo é rival do Talibã, atual comandante do país.

+ Entenda em 1 minuto: a volta do Talibã ao poder no Afeganistão

Segundo os jornais locais, há informações de que o grupo tenha ativado a célula Estado Islâmico de Khorasan (conhecida também como Isis-K) e possa realizar multiplos atentados suicidas nas áreas próximas ao campo de aviação. Com isso, as autoridades internacionais pediram que as centenas de pessoas que se encontram próximo ao aeroporto deixem o local imediatamente.

Em entrevista à rádio britânica BBC nesta 5ª feira (26.ago), o ministro das Forças Armadas do Reino Unido, James Heappey, afirmou que há  "relatórios muito, muito críveis sobre um ataque iminente" no aeroporto. "Eu não posso enfatizar suficientemente o desespero da situação. A ameaça é crível, é iminente, é letal", disse.

O Isis-K se formou por volta de 2014 e é composto em grande parte por combatentes de um grupo igualmente radical, o Tehrik-i-Talibã. O grupo colidiu repetidamente com o Talibã e, ao contrário de outras células - chamadas de províncias - do Estado Islâmico que tentam lançar ataques no exterior, o Isis-K permaneceu em grande parte no Afeganistão e no Paquistão.

+ Biden mantém acordo com o Talibã para retirada do Afeganistão
+ Aeroporto de Cabul registra tiroteio e morte de guarda afegão nesta manhã

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade