Número de mortos em terremoto no Haiti chega a 1,3 mil
Centenas de pessoas continuam desaparecidas e 5,7 mil estão feridas
Pelo menos 1,3 mil pessoas morreram durante o terremoto que atingiu o Haiti no último sábado (14.ago), segundo balanço atualizado do governo local. O tremor, de magnitude 7,2 na escala Richter, ocorreu cerca de 160 quilômetros a oeste da capital Porto Príncipe, destruindo cerca de 15 mil casas e deixando 5,7 mil feridos.
Socorristas continuam trabalhando ininterruptamente para encontrar as vítimas e sobreviventes nos escombros deixados pelo abalo, além de máquinas e caminhões que limpam os destroços pelas ruas. O primeiro-ministro haitiano, Ariel Henry, decretou estado de emergência no país por 30 dias. Henry lamentou as mortes e disse, em nota, que já mobilizou recursos do governo para dar apoio às vítimas.
"Meus sentimentos aos parentes das vítimas deste sismo que gerou tantas perdas de vidas humanas e materiais em vários departamentos do país. Faço um apelo ao espírito de solidariedade e compromisso de todos os haitianos, a fim de nos unirmos para enfrentar esta situação dramática que vivemos", escreveu o premiê. "A união faz a força", completou.
O tremor também foi sentido na República Dominicana -- com a qual o Haiti divide a ilha de Hispaniola -- e em Cuba. De acordo com dados do Instituto Norte-Americano de Geofísica, houve uma réplica de magnitude 5,2 a 17 quilômetros de Chantal, no sul do Haiti, com cerca de dez quilômetros de profundidade.
Destruction to building seen in #Haiti when 7.0 magnitude #earthquake hits off the coast of Haiti pic.twitter.com/IHfFot2gcH
? Adnan Faheem, GPHR, SPHRi, SHRM-SCP (@AF2311) August 14, 2021