Olimpíada: Tóquio chega a 4 mil casos de covid em 24h
Japão registrou mais de 10 mil novas contaminações em um único dia; variante Delta avança no país

Sérgio Utsch
Pela primeira vez desde o início da pandemia, o Japão teve mais de 10 mil novas contaminações pelo novo coronavírus confirmadas em um único dia. Só em Tóquio, houve 3.865 casos, o terceiro recorde consecutivo na capital japonesa.
"O número de novos infectados está crescendo não apenas na região metropolitana de Tóquio, mas também na região de Kansai e muitas outras no país. Nunca enfrentamos um crescimento como esse", disse o porta-voz do governo Katsunobu Kato, nesta 5ª feira (29.jul).
Segundo o governo do Japão, medidas de emergência, como a redução do movimento de pessoas, já foram tomadas também em Okinawa, Saitama, Chiba, Kanagawa e Osaka. "A variante Delta está se espalhando num ritmo nunca antes registrado", admitiu Kato. O governo está fazendo uma nova avaliação pra que outras medidas sejam tomadas.
A situação no Japão é bem diferente de países como Estados Unidos, Brasil e Índia. No país de 126 milhões de pessoas, pouco mais de 15 mil morreram. Mas diante da quinta onda, já há uma preocupação com o número de leitos disponíveis no país.
Dados do próprio governo à que agência Reuters teve acesso mostram que apenas 2 de cada 10 doentes com Covid-19 conseguiram tratamento hospitalar. Cirurgias eletivas estão sendo adiadas pra atender a demanda crescente causada pela pandemia.
O ministro da Vacina do Japão insiste que as medidas tomadas são suficientes pra impedir que os Jogos Olímpicos sejam uma ameaça sanitária à população do país. Taro Kono afirmou que não houve nenhum caso de contaminados que vieram de fora transmitindo o vírus para o público japonês. "Não estamos preocupados com essa questão".
Em Utsunomiya, a 130 quilômetros de Tóquio, o fotógrafo Tetsuo Takahashi, diz ao SBT News que está evitando aglomerações e reduziu bastante a sua vida social. Ele está entre os quase 70% de japoneses que ainda não foram vacinados.
A velocidade da campanha de vacinação e as medidas de proteção são mais um problema para o impopular primeiro-ministro Yoshihide Suga. A popularidade dele teve uma queda de 9 pontos entre junho e julho, segundo pesquisa divulgada no último fim de semana pela Nikkei TV. Com apenas 34% de aprovação, ele tem a pior avaliação de um chefe de governo nos últimos 9 anos.
Tetsuo é um dos muitos insatisfeitos e ansiosos com a situação de seu país. Ele não é contra a realização dos Jogos, mas também não está satisfeito nem com o governo, nem com os compatriotas. "Há muitas pessoas em Tóquio e parece que elas não ligam para o estado de emergência. Nós não confiamos no governo e no que ele anuncia", concluiu.
Veja reportagem do SBT Brasil: