Publicidade
Mundo

Presidente da China apela a consenso e cooperação com Europa

Xi Jinping também pediu um ambiente de negócios transparente e a não discriminação de empresas chinesas

Imagem da noticia Presidente da China apela a consenso e cooperação com Europa
Relações entre China e União Europeia encontram-se em conflitos nos últimos meses | Pixabay
• Atualizado em
Publicidade

O presidente da China, Xi Jinping, solicitou uma expansão do consenso e cooperação com países europeus para enfrentar desafios globais em conjunto. O pedido foi feito durante uma videoconferência realizada na 2ª feira (5.jul) com a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Emmanuel Macron.

De acordo com Jinping, a colaboração dos países deve auxiliar em questões como economia e direito humanos. "Esperamos que a Europa desempenhe um papel mais ativo nos assuntos internacionais, refletindo verdadeiramente a sua autonomia estratégica", disse.

O presidente chinês ressaltou seu compromisso com um "verdadeiro multilateralismo", que permita resolver os problemas internacionais por meio de consultas. Além disso, Jinping pediu aos países europeus que proporcionem um ambiente de negócios transparente e não discriminem as empresas chinesas.

O líder ainda solicitou o apoio das nações europeias na celebração dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, em 2022.

Além disso, a videoconferência abordou assuntos de comércio internacional, combate às mudanças climáticas, proteção da biodiversidade e a cooperação internacional no contexto da pandemia de covid-19.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade