Publicidade
Mundo

Canadá registra centenas de mortes devido a forte onda de calor

Cidade de Lytton bateu recorde de maior temperatura já registrada no país, chegando a 49,5ºC

Imagem da noticia Canadá registra centenas de mortes devido a forte onda de calor
Onda de calor também atingiu cidades nos Estados Unidos, chegando a 46,1ºC | Pixabay
• Atualizado em
Publicidade

Pelo menos 233 pessoas morreram repentinamente no Canadá, entre a última 6ª feira (25.jun) e ontem, devido a forte onda de calor que atingiu o oeste do país. Segundo autoridades, a temperatura chegou a 49,5ºC.

"A grande maioria desses casos está relacionada ao calor. Nunca vimos nada assim, e isso parte nosso coração", disse o porta-voz da polícia, Mike Kalanj, relatando que o departamento teve um grande aumento no número de chamadas. "Nossos membros estão descobrindo que, quando vão a essas ligações, esses apartamentos estão acima de 30 graus. Nem todo mundo tem ar-condicionado funcionando", acrescentou.

Desde 6ª feira, ao menos 134 pessoas morreram repentinamente na região de Vancouver, cidade na costa do Oceano Pacífico que tem cerca de 675 mil habitantes e é a principal da Colúmbia Britânica. A cidade vem registrando temperaturas acima de 30ºC há vários dias, superior aos 21ºC registrados em média nesta época.

O primeiro-ministro da província da Colúmbia Britânica, John Horgan, pediu que as pessoas continuem vigilantes. "Esta é a semana mais quente que os habitantes desta região já viveram", disse ele em entrevista coletiva. "As consequências são desastrosas para as famílias e comunidades. A única maneira de passar por esse momento excepcional é ficarmos juntos, verificarmos o estado de saúde das pessoas que sabemos que estão em risco e garantir que temos compressas frias na geladeira".

A onda de calor também atingiu Portland (no estado do Oregon) e Seattle (Washington) nos Estados Unidos. Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA (NWS, na sigla em inglês), os termômetros atingiram 46,1ºC no aeroporto de Portland e 41,6ºC no de Seattle na tarde de 2ª feira.
 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade