Índia ultrapassa 4 mil mortos por covid-19 em um único dia
Além da pandemia que superlota hospitais, indianos também enfrentam ataque dos "fungos negros"
Nas últimas 24 horas a Índia registrou 4.209 mortes por covid-19, marcando mais de 4 mil mortes diárias após o país ter registado 3.874 mortos na véspera, além de 259.551 novas infe cções. Apesar dos altos números há uma redução gradual de casos, tendo sido registrado 16.559 casos a menos que no dia anterior.
Especialistas alertam, no entanto, que os números oficiais podem estar subavaliados, pois o vírus está em crescente propagação em áreas rurais, com cobertura sanitária menor, e os testes são escassos.
O país passa por momento delicado: em meio a segunda fase da doença o sistema de saúde do país enfrenta dificuldades como falta de oxigênio e de leitos, com mais de 3 milhões de casos ativos, também preocupa o surto de mucormicose ("fungos negros") que atacam doentes com imunidade baixa e que os médicos acreditam estar ligado ao uso de esteroides para tratar a covid-19.
Segundo dados da Universidade norte-americana John Hopkins, a Índia é o terceiro país do mundo com mais mortes provocadas pelo novo coronavírus, com 291.331 óbitos, estando atrás de Estados Unidos e Brasil e é o segundo com mais casos, depois dos Estados Unidos, com mais de 26 milhões de infecções.
No país a vacinação segue abaixo da expectativa anunciada pelo Ministério da Saúde indiano de 300 milhões de doses até julho, somando 191 milhões de doses aplicadas até agora.