Vinho que foi para o espaço pode ser vendido por preço estratosférico
Garrafa ficou mais de um ano a bordo da Estação Espacial Internacional, e faz parte de pesquisa que tenta entender o potencial da agricultura extraterrestre
SBT Brasil
A casa de leilão Christie's, no Reino Unido, espera faturar até 1 milhão de dólares com o vinho francês Petrus 2000. A garrafa, que geralmente custa em torno de 10 mil dólares, passou 14 meses no espaço, onde foi "amadurecida em um ambiente único".
Parte de uma experiência da Space Cargo Unlimited - empresa que dedica-se a descobrir o potencial da microgravidade espacial para aplicações comerciais na Terra - a garrafa, junto com outras 11, foi enviada ao espaço em novembro de 2019 por pesquisadores interessados em entender o potencial da agricultura extraterrestre.
De acordo com especialistas em vinho que o provaram em uma degustação na França, a garrafa voltou com o gosto "sutilmente alterado".
Em entrevista a Associated Press, a redatora da publicação de vinhos da Decanter, Jane Anson, afirmou que a versão espacial do vinho tinha um gosto mais suave a aromático enquanto o vinho que permaneceu na Terra tinha um gosto mais jovem.
A garrafa será a única a ser leiloada. A pessoa disposta a pagar por ela também irá levar uma versão do vinho decantado aqui na Terra, além de um saca-rolhas feito a partir de um meteorito. Para os geeks, o baú de madeira onde as garrafas serão guardadas terá decoração inspirada no universo "Star Trek".