Publicidade
Mundo

Embaixador reage a declarações de Guedes sobre a China

Yang Wanming lembrou que o país é o principal fornecedor de vacinas e insumos ao Brasil

Imagem da noticia Embaixador reage a declarações de Guedes sobre a China
Paulo Guedes
• Atualizado em
Publicidade

O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, reagiu, nesta 3ª feira (27.abr), às declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, que disse que o país asiático criou o novo coronavírus e que produz vacinas piores.

Pelas redes sociais, Wanming ressaltou que a China "é o principal fornecedor de vacinas e insumos ao Brasil" e que a CoronaVac -- imunizante feito pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac -- "representa 84% das vacinas aplicadas no Brasil".

Na manhã desta 3ª, durante a reunião do Conselho de Saúde Suplementar (Consu) Guedes afirmou que "o chinês" inventou a covid-19 e produziu vacinas menos efetivas que as desenvolvidas pelos laboratórios dos Estados Unidos. O ministro não sabia que o encontro estava sendo transmitido nas redes sociais."O chinês inventou o vírus e a vacina dele é menos efetiva do que a americana. O americano tem 100 anos de investimento em pesquisa, então os caras falam: 'Qual é o vírus? É esse? Tá bom, decodifica. Tá aqui a vacina da Pfizer, é melhor que as outras'", disse Guedes.

+ Guedes admite que usou "imagem infeliz" ao dizer que China inventou vírus
+ Guedes diz que China criou vírus da covid-19 e produz vacinas piores

À noite, o ministro pediu desculpas -- chegando a citar nominalmente o embaixador -- por ter usado uma "imagem infeliz" ao referir-se aos chineses.Em seguida, Guedes afirmou que ser grato à China por ter disponibilizado o imunizante. "Nós somos muito gratos [...]. Eu tomei a Coronavac. Tomei a primeira dose 30 dias atrás e tomei a segunda dose neste domingo. Então, não vou falar mal da vacina", arrematou.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade