Mundo
Família Real mantém silêncio sobre estado de saúde do Príncipe Philip
Marido da Rainha Elizabeth está em observação em hospital no centro de Londres há 3 dias
Sérgio Utsch
• Atualizado em
Publicidade
Assista ao boletim do correspondente Sérgio Utsch com as últimas informações sobre a morte do Principe Philip
Após a terceira noite hospitalizado, pouco se sabe sobre o estado de saúde do Príncipe Phillip, marido da Rainha Elizabeth II. O duque de Edimburgo, título que recebeu após se casar com a monarca, está internado no hospital "King Edward VII", na região central de Londres.
O único pronunciamento da Família Real veio por meio de uma nota distribuída à imprensa, na última terça-feira. "Sua Alteza Real, o duque de Edimburgo foi admitido no Hospital King Edward VII, em Londres, na terça-feira à noite. A internação do Duque é uma medida de precaução, sugerida pelo médico de Sua Alteza Real, após uma indisposição. O Duque deve permanecer no hospital por alguns dias para observação e descanso".
Príncipe Phillip completa 100 anos em junho e sua internação "não tem ligação com a Covid-19", segundo disseram fontes da Família Real à imprensa britânica"..
Desde o início do ano passado, ele e Elizabeth II, 94 anos, estão em isolamento no Castelo de Windsor. Os dois estão no grupo de risco e receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em janeiro.
PONTE FORTH
Apesar do silêncio solene sobre a saúde do duque, nos bastidores já há uma operação organizada caso o pior aconteça. "Operation Forth Bridge" (Operação Ponte Forth, na tradução literal) é uma referência a um dos monumentos mais famosos da Escócia, uma ponte ferroviária concluída em 1890, que tornou-se um dos patrimônios mundiais culturais da Unesco, sigla das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura.A primeira medida é a consulta à Rainha sobre o anúncio da morte e os detalhes de um possível funeral. Essa conversa fica a cargo do primeiro-ministro e do Lorde Chamberlain, que atualmente é o Conde William James Robert Peel. "Lord Chamberlain" é oficial sênior da corte, responsável por distribuir e organizar todos os despachos da Rainha.
O anúncio público é feito horas depois a confirmação da morte, a não ser que aconteça durante a noite. Neste caso, a hora prevista é às 8 da manhã. Tradicionalmente, a BBC é a primeira a ser informada. Em tempos de mídias sociais, a informação é repassada à Associação de Imprensa pra que seja distribuída para a mídia.
O luto oficial duraria até a realização do funeral. No Reino Unido, o período entre a morte e o enterro pode durar semanas. Como marido da Rainha, o duque tem direito a um funeral de estado, mas ele já expressou sua preferência por uma cerimônia mais privada, ao estilo militar na Capela de São Jorge, que fica no Castelo de Windsor. O enterro será nos jardins Frogmore, também em Windsor, onde estão enterrados a Rainha Vitória e o Príncipe Albert.
Na Casa dos Comuns, o bastão cerimonial, que representa a autoridade da monarca, será coberto de preto. Na ocasião, é esperado que todos os deputados usem uma fita preta no braço esquerdo e que as gravatas também sejam da mesma cor. Durante o período de luto, nenhuma lei pode ser aprovada.
O governo já deu sinais de que as restrições de movimento não serão alteradas para um eventual funeral. Além da proibição das multidões nas ruas, jornalistas de outros países que viajarem pra fazer a cobertura também estariam sujeitos ao período de 10 dias de quarentena. Se vierem de algum dos países na chamada lista vermelha, em que o Brasil está incluído, o isolamento teria que ser feito em um quarto de hotel.
Publicidade