Publicidade
Mundo

Schwarzenegger compara invasão do Capitólio à violência nazista

O ex-governador da Califórnia criticou o republicano Donald Trump e disse que ele sairá como "o pior presidente da história"

Imagem da noticia Schwarzenegger compara invasão do Capitólio à violência nazista
Reprodução redes sociais
• Atualizado em
Publicidade
Em um vídeo de quase oito minutos divulgado no Twitter neste domingo (10.jan), o ator e ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger condenou a invasão ao Congresso americano por apoiadores do presidente Donald Trump, comparando o ataque a Noite dos Cristais, um dos momentos mais sombrios do nazismo.

"Quarta-feira foi a Noite dos Cristais bem aqui nos Estados Unidos. Os vidros quebrados foram os das janelas do Capitólio americano. Mas a multidão não quebrou apenas as janelas do Capitólio. Ela quebrou as ideias que considerávamos como garantidas". Elee recordou ter crescido cercado por homens que, para lidar com a culpa de terem participado do "mais odioso regime da história", bebiam sem parar.

A chamada Noite dos Cristais, que ocorreu em 9 de novembro de 1938, foi uma ação violenta organizada pelo regime de Adolf Hitler, na Alemanha nazista, que marcou o início da perseguição aos judeus.

"Nem todos eles eram extremistas antissemitas ou nazistas, muito apenas se juntaram, passo a passo, pelo caminho. Eram pessoas que viviam nas casas ao lado da minha", disse. 

Também contou que nunca tinha revelado publicamente que o pai voltava bêbado para casa uma ou duas vezes por semana, gritava e batia nos filhos e apavorava a esposa. "Eu não o culpo totalmente, porque o nosso vizinho estava fazendo a mesma coisa com a família dele, assim como o próximo vizinho. Eles sofriam dores físicas devido aos fragmentos em seus corpos e sofriam dores psicológicas devido ao que viram e fizeram."

Para Schwarzenegger, tudo tem início com "mentiras, mentiras, mentiras e intolerância". "Vindo da Europa, eu vi em primeira mão como as coisas podem sair do controle. Sei que há um temor neste país e em todo o mundo que algo assim possa acontecer outra vez aqui. Não acredito que vá acontecer, mas precisamos estar conscientes das terríveis consequências do egoísmo e do cinismo."

O ex-governador da Califórnia criticou o republicano Donald Trump, e disse que "ele sairá como o pior presidente da história. A parte boa é que em breve será tão irrelevante quanto uma mensagem velha no Twitter." Schwarzenegger também é membro do Partido Republicano, por meio do qual governou a Califórnia entre 2004 e 2011.  

Schwarzenegger complementou ao dizer que torce pelo sucesso do presidente eleito Joe Biden, do partido Democratas. "Presidente eleito Biden, desejamos muito sucesso como nosso presidente. Se você tiver sucesso, nossa nação terá sucesso", afirmou.

Para o ex-governador, Trump não apenas buscou reverter os resultados da eleição, "uma eleição justa", mas também buscou promover um golpe ao enganar as pessoas com mentiras. "Meus pais e meus vizinhos foram enganados com mentiras, e eu sei a que lugar as mentiras levam."
 






 
Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade