Publicidade
Mundo

YouTube, Gmail e outros aplicativos Google ficam fora do ar

Usuários dos serviços de tecnologia relataram instabilidades no Brasil e no mundo

Imagem da noticia YouTube, Gmail e outros aplicativos Google ficam fora do ar
Reprodução
• Atualizado em
Publicidade
O serviços fornecidos pela empresa de tecnologia Google estiveram fora do ar na manhã desta segunda-feira (14.dez). Os aplicativos Gmail, YouTube, Drive, Docs, Maps, Planilhas, Calendar, Fotos, Classroom (Sala de Aula) não funcionam ou apontam para o código de erro 500.

No universo da Tecnologia da Informação, o erro 500 é um status de erro HTTP que mostra uma dificuldade de processamento do servidor, a partir de uma incompatibilidade ou configuração incorreta em uma aplicação de um site.


Serviço de email da Google, o Gmail ficou fora do ar em todo o mundo | Reprodução

Ao acessar os serviços, como por exemplo, o Google Documentos, mostra a seguinte mensagem: "O Documentos Google encontrou um erro. Tente recarregar esta página ou voltar novamente em alguns minutos.Para saber mais sobre os Editores de Documentos Google, visite a Central de Ajuda. Lamentamos o inconveniente. Equipe do Documentos Google".



Mensagem de erro no aplicativo Google Documentos | Reprodução

A falha prejudicou usuários em vários países tanto nas versões mobile, aplicativos, como web.

Sites que monitoram serviços digitais, como o DownDetector, mostram que vários serviços da empresa não estão operantes em vários países. No entanto, aos poucos, os serviços começaram a ser reestabelecidos.



O assunto é um dos mais relatados na rede social Twitter. Por volta das 9h, muitos usuários brasileiros relatam o problema, ficam surpresos com a falha e outros levam no bom humor. Os usuários também relataram que cerca de 1 hora depois alguns serviços começaram a ser reestabelecidos.
 
 
 
   
 
 
 
 
 
 

A assessoria de imprensa da Google foi contatada e confirmou a instabilidade nos serviços. Segundo seu painel de status, Google Workspace, que mostra o desempenho e funcionamento dos seus serviços, aponta que a maioria de suas aplicações apresentam ou apresentaram falha nesta manhã, sendo que a maioria dos problemas foram resolvidos, lamentando pelos transtornos ocorridos.

"Continuaremos o trabalho para restaurar o serviço dos outros usuários, mas publicaremos mais atualizações no Painel de status do Google Workspce. Tenha certeza de que a confiabilidade do sistema é uma prioridade para o Google, e estamos fazendo aprimoramentos contínuos para tornar os nossos sistemas melhores", explica a mensagem no Google Workspace.

No mesmo dia, a assessoria de imprensa da Google enviou uma nova nota explicando os motivos da pane. Segundo a empresa de tecnologia, houve uma queda no sistema de autenticação por cerca de 45 minutos, provocado por um problema de gestão interna da cota de armazenamento. Os usuários tiveram problemas com login neste periodo, porque os sistemas apresentavam erro, o problema foi resolvido dentro do tempo do problema. 

"Hoje, às 8h47 da manhã (horário de Brasília), o Google sofreu uma queda em seu sistema de autenticação, por aproximadamente 45 minutos, em razão de um problema de gestão interna da cota de armazenamento. Os serviços que requerem login de usuários apresentaram altas taxas de erro durante esse período. O erro de autenticação foi resolvido às 9h32. Todos os serviços estão restaurados. Pedimos desculpas aos afetados e iremos conduzir uma revisão minuciosa para garantir que isso não ocorra novamente no futuro", informa a Google.
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade