União Europeia estabelece plano de contingência para o Brexit
Os europeus não enxergam um acordo possível e avisam que " a interrupção vai acontecer "
SBT News
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, publicou um plano de contingência de proteção de transportes aéreos e terrestres e direitos de pesca, caso a União Europeia e o Reino Unido não cheguem a acordo.
"As negociações continuam. No entanto, dado que o fim da transição está muito perto, não há garantia de que, se e quando chegarmos a acordo, ele possa entrar em vigor a tempo", afirmou Von der Leyen.
"A nossa responsabilidade é estarmos preparados para todas as eventualidades, incluindo não termos um acordo com o Reino Unido no dia 1º de janeiro de 2021. É por isso que estamos a avançar com estas medidas hoje", disse a presidente da Comissão Europeia numa mensagem publicada no Twitter.
Negotiations are still ongoing but the end of the transition is near. There is no guarantee that if & when an agreement is found it can enter into force on time. We have to be prepared including for not having a deal in place on 1 January. Today we present contingency measures ?? pic.twitter.com/FQ4Urn9YUC
? Ursula von der Leyen (@vonderleyen) December 10, 2020
As principais divergências são direitos de pesca em águas britânicas, garantias de concorrência justa de ambos os lados e formas de resolver disputas futuras.O Reino Unido deixou o bloco europeu oficialmente em janeiro, e desde então vive um período de transição que mantém regras de comércio, viagens e negócios ,mas essas regras valem apenas até 31 de dezembro.
Depois de um jantar em Bruxelas em que mais uma vez falharam em acordar as regras para o divórcio pós-brexit, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, estabeleceram o próximo domingo (13.dez) como o novo prazo para aparar suas arestas.
"Lacunas muito grandes permanecem dos dois lados, e ainda não está claro se elas podem ser superadas", disse um integrante do gabinete de Boris à agência Reuters.