Publicidade
Mundo

Americanos ganham Nobel de Economia por pesquisas sobre leilões

Paul Milgrom e Robert Wilson recebem prêmios por estudos nas teorias dos leilões; prêmios serão virtuais

Imagem da noticia Americanos ganham Nobel de Economia por pesquisas sobre leilões
Premio Nobel
• Atualizado em
Publicidade
Os economistas norte-americanos Paul R. Milgrom, de 72 anos, e Robert Wilson, de 83 anos, foram premiados nesta segunda-feira (12.out) com o Prêmio Nobel de Economia por seus trabalhos no campo dos leilões. Os dois são professores da Universidade Stanford, na Califórnia.

Ambos criaram um novo conceito de licença de vendas de frequência de telecomunicações nos Estados Unidos. Uma das descobertas deles é que a oferta feita de forma racional tende a ser abaixo da melhor estimativa sobre o valor comum pela preocupação com a chamada "maldição do vencedor", ou seja, pagar em excesso e ter prejuízo.

Os dois irão dividir o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (aproximadamente R$ 6,3 milhões), uma medalha de ouro e um diploma, que serão entregues em uma cerimônia virtual marcada para o dia 10 de dezembro.

Paul R. Milgrom é natural de Detroit, no estado de Michigan, e tem doutorado pela Universidade Stanford, onde também atua como professor. Já Robert B. Wilson é de Geneva, no Nebraska, e tem doutorado pela Universidade Havard. Ele leciona em Stanford.
 
Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade