Publicidade
Mundo

Os impostos de Trump na mira do primeiro debate com Joe Biden

A notícia do NYTimes de que Donald Trump não pagou impostos por anos seguidos anos coloca mais tensão às vésperas do primeiro debate entre os candidatos

Imagem da noticia Os impostos de Trump na mira do primeiro debate com Joe Biden
Os impostos de Trump na mira do primeiro debate com Joe Biden
• Atualizado em
Publicidade

Por Patrícia Vasconcellos

Nova Iorque -  A segunda-feira (28.set) começou com explicações de Donald Trump sobre o texto do jornal americano "The New York Times". Pelo Twitter, o presidente americano escreveu logo cedo: "assim como nas eleições de 2016 a imprensa mentirosa trouxe meus impostos e coisas sem sentido com informações obtidas ilegalmente e intenção ruim. Eu paguei muitos milhões de dólares em impostos mas tive o direito, como todo mundo, à depreciação e créditos fiscais". O presidente continua: "Se você olhar para os ativos extraordinários de minhas propriedades, o que a mídia mentirosa não fez,  eu não estou mal alavancado.  Tenho poucos débitos em comparação com o valor dos ativos. Muitas dessas informações estão registradas mas há muito tempo, desde que anunciei que concorreria à presidência, eu digo que eu devo divulgar meus registros financeiros, mostrando todas minhas propriedades, ativos e gastos. É uma declaração muito impressionante e também mostra que eu sou o único presidente a desistir do salário anual presidencial de mais de 400 mil dólares". Donald Trump já havia dado sua resposta sobre a notícia em uma coletiva na Casa Branca no domingo (27.set).
             
Até o fim da manhã desta segunda-feira (28.set) o candidato à presidência Joe Biden não havia comentado a notícia dos impostos de seu rival político. Biden preferiu focar na indicação da juíza Amy Barret para a cadeira vazia após o falecimento de Ruth Ginsburg. "Não há mistérios sobre o que está acontecendo na Suprema Corte. O presidente Trump e os republicanos estão tentando acabar com o Obamacare há anos e agora eles veem uma oportunidade de fazê-lo. Já Trump, que frequentemente se refere ao oponente como "Biden sonolento"
também questionou pelo Twitter pela manhã "se Biden vai ou não concordar com um teste antidrogas". Trump alega que o candidato democrata está senil e sem condições de governar um país. Joe Biden tem 77 anos e Donald Trump 74.


Amanhã, terça-feira (29.set), as duas partes vão deixar a internet para um enfrentamento frente a frente. O primeiro debate com os candidatos à presidência dos Estados Unidos acontecerá a partir das 22h (horário de Brasília) e será moderado pelo âncora Chris Wallace do programa "Fox News Sunday". Até a publicação da notícia dos impostos não pagos pelo presidente - que se justifica afirmando que teve mais prejuízo que lucro em muitos anos - o foco do debate parecia ser o combate à pandemia e a atual sucessão na Suprema Corte. O novo assunto traz mais tensão para a campanha considerada um das mais importantes da história dos Estados Unidos. O segundo debate entre os candidatos republicano e democrata está marcado para o dia 15 de outubro. O segundo no dia 22 de outubro e as eleições americanas acontecem no dia 3 de novembro.

 
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade