Mundo
Os impostos de Trump na mira do primeiro debate com Joe Biden
A notícia do NYTimes de que Donald Trump não pagou impostos por anos seguidos anos coloca mais tensão às vésperas do primeiro debate entre os candidatos
Patrícia Vasconcellos
• Atualizado em
Publicidade
Por Patrícia Vasconcellos
Nova Iorque - A segunda-feira (28.set) começou com explicações de Donald Trump sobre o texto do jornal americano "The New York Times". Pelo Twitter, o presidente americano escreveu logo cedo: "assim como nas eleições de 2016 a imprensa mentirosa trouxe meus impostos e coisas sem sentido com informações obtidas ilegalmente e intenção ruim. Eu paguei muitos milhões de dólares em impostos mas tive o direito, como todo mundo, à depreciação e créditos fiscais". O presidente continua: "Se você olhar para os ativos extraordinários de minhas propriedades, o que a mídia mentirosa não fez, eu não estou mal alavancado. Tenho poucos débitos em comparação com o valor dos ativos. Muitas dessas informações estão registradas mas há muito tempo, desde que anunciei que concorreria à presidência, eu digo que eu devo divulgar meus registros financeiros, mostrando todas minhas propriedades, ativos e gastos. É uma declaração muito impressionante e também mostra que eu sou o único presidente a desistir do salário anual presidencial de mais de 400 mil dólares". Donald Trump já havia dado sua resposta sobre a notícia em uma coletiva na Casa Branca no domingo (27.set).
.....Financial Statements, from the time I announced I was going to run for President, showing all properties, assets and debts. It is a very IMPRESSIVE Statement, and also shows that I am the only President on record to give up my yearly $400,000 plus Presidential Salary!
? Donald J. Trump (@realDonaldTrump) September 28, 2020
Até o fim da manhã desta segunda-feira (28.set) o candidato à presidência Joe Biden não havia comentado a notícia dos impostos de seu rival político. Biden preferiu focar na indicação da juíza Amy Barret para a cadeira vazia após o falecimento de Ruth Ginsburg. "Não há mistérios sobre o que está acontecendo na Suprema Corte. O presidente Trump e os republicanos estão tentando acabar com o Obamacare há anos e agora eles veem uma oportunidade de fazê-lo. Já Trump, que frequentemente se refere ao oponente como "Biden sonolento" também questionou pelo Twitter pela manhã "se Biden vai ou não concordar com um teste antidrogas". Trump alega que o candidato democrata está senil e sem condições de governar um país. Joe Biden tem 77 anos e Donald Trump 74.
Joe Biden just announced that he will not agree to a Drug Test. Gee, I wonder why?
? Donald J. Trump (@realDonaldTrump) September 28, 2020
Amanhã, terça-feira (29.set), as duas partes vão deixar a internet para um enfrentamento frente a frente. O primeiro debate com os candidatos à presidência dos Estados Unidos acontecerá a partir das 22h (horário de Brasília) e será moderado pelo âncora Chris Wallace do programa "Fox News Sunday". Até a publicação da notícia dos impostos não pagos pelo presidente - que se justifica afirmando que teve mais prejuízo que lucro em muitos anos - o foco do debate parecia ser o combate à pandemia e a atual sucessão na Suprema Corte. O novo assunto traz mais tensão para a campanha considerada um das mais importantes da história dos Estados Unidos. O segundo debate entre os candidatos republicano e democrata está marcado para o dia 15 de outubro. O segundo no dia 22 de outubro e as eleições americanas acontecem no dia 3 de novembro.
Publicidade