Publicidade
Justiça

Moraes vota para condenar mais 15 réus por atos do 8 de janeiro

Acusados respondem por crimes como golpe de Estado e dano qualificado; penas podem ir de 14 a 17 anos de prisão

Imagem da noticia Moraes vota para condenar mais 15 réus por atos do 8 de janeiro
Publicidade

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou, nesta sexta-feira (9), para condenar mais 15 acusados pela invasão e depredação dos prédios dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023. O magistrado, relator do caso, propôs penas que variam de 14 a 17 anos de prisão.

+ PF aponta indícios de que assessores de Bolsonaro coordenaram ataques do 8/1

O caso será julgado em plenário virtual, ou seja, sem debates, até 20 de fevereiro. Todos os réus foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que listou cinco crimes: associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e deterioração de patrimônio tombado.

"Os atos criminosos, golpistas e atentatórios das instituições republicanas em 08/01/2023 desbordaram para depredação e vandalismo que ocasionaram prejuízos de ordem financeira que alcança cifras nas dezenas de milhões, para além das perdas de viés social, político, histórico – alguns, inclusive, irreparáveis –, a serem suportados por toda a sociedade brasileira", defendeu Moraes.

Ao todo, 2 mil pessoas foram detidas no dia da invasão. Destes, 1,3 mil foram denunciados pela PGR, sendo julgados pelo STF.

Até o momento, 59 pessoas foram condenadas, entre executores e financiadores da tentativa de golpe de Estado, com penas que vão de três a 17 anos de prisão. Outros 1,1 mil processos foram suspensos para acordos.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade